Implementos da U.C.A. Implementos para Cana resultam em mais produtividade e benefícios econômicos ao produtor rural
A entrada da estação das chuvas é a época ideal para o início do preparo do solo nos canaviais. Afinal, com a mecanização da lavoura, uma vez que são comumente realizadas mais de 30 operações em um mesmo talhão ao longo de cinco anos, a compactação do solo é inevitável, o que provoca a necessidade de preparação do terreno para a próxima safra.
Para garantir a produtividade, uma opção que tem sido adotada pelos canavieiros é a técnica do preparo máximo do solo. Ela tem como premissa a eliminação das soqueiras da cana-de-açúcar com o uso de herbicidas ou eliminadores, seguida de diversos níveis de gradeações e a sulcação do terreno para o novo plantio nas entrelinhas e linhas antigas. Entretanto, esta prática apresenta alguns inconvenientes: tempo despendido, custos da operação em si e custos ambientais, já que cada revolvimento do solo gera um novo desprendimento de CO₂, sem falar nos riscos para a qualidade da microbiota.
Quais os benefícios do solo bem manejado na cana?
Por ser uma cultura que permanece no mesmo local por vários anos, sem movimentação do solo, recomenda-se que o produtor opte pela técnica da subsolagem com hastes a partir de 40 cm de profundidade, que é eficaz para romper a compactação, sobretudo onde a situação não é tão crítica.
O solo bem manejado tem suas condições físicas e químicas elevadas, o que garante a brotação, o crescimento radicular adequado e o estabelecimento da cana-de-açúcar.
As vantagens do cultivo máximo em relação ao tradicional incluem:
-
Possibilidade de plantio em épocas chuvosas, o que pode antecipar o plantio em até alguns meses.
-
Utilização mais intensa da área de plantio, reduzindo o intervalo entre colheita e replantio.
-
Redução da erosão, do uso de máquinas, implementos e combustível.
-
Controle de plantas daninhas, como a tiririca e a grama-seda.
Quais os ganhos dos canterizadores no preparo do solo?
O primeiro e mais destacado ponto é que os canterizadores rompem com os inconvenientes citados acima, entregando o máximo de rendimento com o mínimo investimento.
A linha de canterizadores da U.C.A. Implementos Agrícolas é a mais completa e inovadora do mercado, substituindo entre quatro e cinco passagens na área (dos diversos níveis de gradagem e subsolagem) por apenas uma, garantindo economia, sustentabilidade e alta produtividade.
Entre os benefícios econômicos e ambientais, destacam-se:
-
Menor emissão de CO₂.
-
Economia de diesel, reduzindo custos operacionais.
-
Menor exigência do trator, já que a linha da U.C.A. é a única 100% hidráulica.
Quais os modelos de canterizadores da U.C.A. Implementos Agrícolas?
A linha PMS MOLD da U.C.A. é composta por diferentes modelos:
PMS MOLD Área Total

Realiza em apenas uma operação, com cobertura total, o que tradicionalmente exige três ou quatro gradagens e uma subsolagem. Incorpora a palha ao solo, reduz em até 40% o consumo de diesel e pode ser configurado com duas, três ou quatro hastes, conforme a necessidade do cliente e do terreno, atingindo até 60 cm de profundidade.
PMS MOLD Haste Única

Ideal para replantios em áreas com falhas, sem comprometer a área sadia. Também indicado para o Método Intercalar-Rotacional Ocorrendo Simultaneamente (MEIOSI), no qual o viveiro de mudas é formado diretamente na área de renovação do canavial. Além disso, atende eficazmente ao plantio de citrus e eucalipto.
PMS MOLD Caixa de Óxido

Possibilita uma operação com cobertura total, incorporando palha ao solo, reduzindo a emissão de CO₂ e os custos operacionais com a aplicação de óxido de cálcio. Seu sistema conta com duas caixas de 450 kg cada, acionadas por motores hidráulicos.
Agora que você já conhece os modelos de canterizadores da U.C.A. Implementos Agrícolas e seus benefícios, clique aqui e saiba mais sobre todas as soluções da empresa que é canavieira como você!




