Últimas Notícias

Canterizadores contribuem com remuneração dos produtores de cana por créditos do RenovaBio

Implementos U.C.A promovem ganhos financeiros e ambientais aos canaviais

No Brasil, o movimento de incorporar a sustentabilidade em todas as esferas da sociedade ganhou força com a ECO-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro, em 1992. A partir daí, o estabelecimento de normas envolvendo o ESG (pilares de governança ambiental, social e de governança, temas importantíssimos atualmente) tem sido cada vez mais frequente, tanto no âmbito público quanto privado.

Nesse contexto, vale lembrar que, após anos de discussão no Congresso Nacional, o Governo Federal sancionou a Lei 15.082, em 31 de dezembro de 2024, que altera o RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis). A nova legislação determina que os Créditos de Descarbonização (CBios), que antes eram exclusivamente destinados às usinas produtoras de etanol, passem a remunerar também os produtores independentes de cana-de-açúcar designada ao biocombustível.

De acordo com a Agência Senado, com informações do Ministério de Minas e Energia, o não cumprimento das metas de descarbonização passa a ser caracterizado como crime ambiental, resultando em multas com valores elevados e até na proibição da comercialização de combustíveis para distribuidores. Em casos de reincidência, a legislação prevê inclusive a revogação da autorização dada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Essa mudança na lei reforça a real necessidade de os produtores de cana-de-açúcar utilizarem implementos agrícolas que proporcionem, além do ganho operacional, a redução da emissão de gases poluentes e do consumo de combustível. Assim, os produtores conseguem se adequar à nova política ambiental e contribuir com um mundo mais sustentável para as próximas gerações.

Como os implementos U.C.A. ajudam a obter ganho financeiro e ambiental nas lavouras de cana?

Quando o assunto é a preparação do solo para o cultivo da cana, a linha de canterizadores da U.C.A. Implementos Agrícolas é ideal. Ela otimiza o trabalho substituindo entre quatro e cinco passagens na área por apenas uma, resultando em economia de tempo, combustível, sustentabilidade e produtividade.

O uso destes implementos, que permitem que a operação seja realizada em apenas uma entrada, gera benefícios econômicos e ambientais em diversas frentes:

  • Redução da demanda de força nos tratores, com tecnologia 100% hidráulica patenteada.

  • Solo com matéria orgânica incorporada e totalmente descompactado, favorecendo o desenvolvimento radicular e ampliando o ciclo de vida da cana.

  • Importante diminuição da emissão de gases do efeito estufa.

  • Menores custos operacionais para o produtor.

A linha da U.C.A. é composta pelos modelos PMS MOLD – Área Total, PMS MOLD – Haste Única e PMS MOLD – com Caixa de Óxido. Todos possuem:

  • Tanque de óleo com capacidade para 350 litros.

  • Bomba hidráulica a 1.000 RPM acoplada na TDP do trator, com acoplamento elástico.

  • Dois motores hidráulicos acionados na ponta do rotor.

  • Dois trocadores de calor, mantendo a temperatura entre 55° e 75°.

  • Duas válvulas de segurança para proteção do sistema hidráulico.

O eixo rotativo vem equipado com 36 facas, largura de 2,40 metros, destorroamento total, nivelamento do solo e incorporação da matéria orgânica em até 18 cm de profundidade. Com velocidade média de 4,5 a 6,5 km/h, tem rendimento de 0,7 a 0,9 hectare por hora.

Na subsolagem, o produtor pode escolher entre 2 até 5 hastes, que chegam a 60 cm de profundidade, com sistema de desarme projetado para não danificar o implemento.

Canterizador PMS Mold – Área TotalCanterizador PMS Mold – Área Total

Canterizador PMS Mold – Haste ÚnicaCanterizador PMS Mold – Haste Única

Canterizador PMS Mold – Opcional Caixa de ÓxidoCanterizador PMS Mold – Opcional Caixa de Óxido

 

Agora que você já sabe que os canterizadores da U.C.A. Implementos Agrícolas favorecem ganhos financeiros e ambientais em sua lavoura de cana, conheça também a RenovaCalc, ferramenta da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que permite calcular a intensidade de carbono dos biocombustíveis e gerar a Nota de Eficiência Energético-Ambiental.

Até breve!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest